quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Muito carinho

            Lembro que em uma época muito angustiante, quando não sabia o que estava acontecendo com Eduardo e não encontrava apoio, era muito difícil perceber, também, que além de não conseguir me comunicar com meu filho, ele ainda não aceitava os meus carinhos, não se aconchegava no meu colo, não me abraçava, fugia dos meus beijos. Quando estava sentado no chão e eu tentava passar a mão nas costinhas dele, Eduardo se afastava de mim o suficiente para sair do meu alcance, sempre mais um pouco quando eu tentava repetir o gesto. Quando não ficava bem, ele não procurava o meu abraço, os meus cuidados, minha proteção.

             Os tempos daquela angústia absurda ficaram no passado, jundo com aquele menino distante. Hoje Eduardo quer carinho, disputa o colo com a irmã, não gosta de ficar sozinho, faz carinho na gente e busca o nosso chamego, quando está chateado corre para o colo, quer brincar. Mesmo sem falar, tenta se comunicar.

          E eu fico chamegando com meu filho, e nossa vida é de beijos, abraços, música, tudo como ele demonstra que gosta. Não sei o que deu certo. Mas acredito que, principalmente, ele percebeu a mudança na minha forma de interagir com ele, após as orientações da psicóloga, minha querida Lívia. Essa profissional que é tão carinhosa que parece uma amiga de muito tempo me ajudou a olhar para o meu filho, a ver as sutilezas dos seus gestos, a entender o que ele estava me mostrando, a  mostrar para ele todo meu amor. Hoje Eduardo é muito mais seguro e, indubitavelmente, muito mais feliz, que é mais importante. Claro que, assim, eu também sou muito mais feliz.

          

Um comentário:

Daniela Laidens disse...

Alê
Lendo este post, não tive como não me ver nele... a mesma história com a minha Gica, ainda bem que isto ficou no passado, tanto pra mim como pra ti. Hoje a Gi tb disputa colo, carinho e atenção com a mana, dá beijos (muitos beijos) e abraços!! Mas nem sempre foi assim, exatamente como a tua história com o Eduardo!
Um beijo!!
Dani
www.janelinhaparaomundo.blogspot.com

Real Time Web Analytics