terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Primeiros dias de escola..

Como mãe sofre ao deixar seus pequenos na escola. Ai, dá vontade de agarrar, pegar no colo e correr para a segurança da própria casa. Mas, já que não dá pra fazer isso, a gente costura uma máscara sorridente no rosto, finge que está muito segura, firme, conversa com o pequeno e vai trabalhar, ou melhor, tentando trabalhar enquanto pensa no que está acontecendo na escola.

Luísa chegou na escola com uma carinha séria, os olhos enormes, andando devagar. Quando eu mostrei a sala e a professora, ela disse que não queria ficar. Conversamos, entrei um pouco e ela resolveu sentar. Saí da sala. Quando estava na outra sala, eles passaram voltando do lanche e ela, que ainda estava muito séria, me viu e começou a chorar, daquele jeito que demora até para tomar fôlego. Ai, vencer a vontade de levar minha filha para casa foi surpreendente. Na hora de ir embora, ela fez suas despedidas, mas disse: até amanhã não. E olhe que Luísa está acostumada ao ambiente escolar, só está sofrendo porque foram 2 meses de férias.

Com Eduardo, então, foi bem mais difícil. Ele tem uma monitora exclusivamente com ele. Então, ele precisa se acostumar com a escola, as professoras, auxiliares, coleguinhas, o horário, comer em um lugar diferente e, ainda, ter a companhia constante de uma pessoa que ele nunca tinha visto antes. Passar por tudo isso sem se comunicar, então, torna tudo pior. Ele gritou muito, chorou, agarrou meu braço e não queria soltar de jeito nenhum, fugiu da sala várias vezes e só ficou bem quando saiu para passear pela escola. Filho, vamos precisar de um período maior para adaptação, mas você vai conseguir, como tem conseguido em todos os desafios que enfrentou .. e eu, sua mãe, também conseguirei (é o que espero).

Hoje, no segundo dia, Luísa já acordou dizendo que não queria a escola. Quando chegamos, os dois choraram, Eduardo gritou, Luísa pediu para ficar comigo. Respirei fundo, conversei com os dois e saí. Só espero que essa adaptação passe logo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muita força, perseverança e serenidade! Vocês vão conseguir!
Luciana, mãe do Bruno

Elaine, mãe do Gabriel disse...

Nem me fale nesse bendita adaptação, quase pirei nas primeiras semanas.
Mas, graças a Deus depois que mudamos de monitora as coisas melhoraram. O Gabriel parece está bem. Logo o Eduardo também vai estar.

Anônimo disse...

Vou fazer o possivel para que nossa convivência seja boa..gosto de mais do Dudu..ele é um anjo que entrou em minha vida pra fazer enxergar um mundo surpreendente..
Natalia (monitora)

Real Time Web Analytics