quarta-feira, 11 de maio de 2011

Entrevista com Dr. José Salomão Schwartzman

Há alguns dias, recebi um e-mail da minha amiga Hilda com uma entrevista muito interessante realizada pelo Dr. Drauzio Varella com o Dr. Salomão. Posto, abaixo, o link com as duas partes da entrevista.

Dr. José Salomão Schwartzman é neuropediatra. Formado na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, especializou-se em Neurologia Infantil no Hospital for Sick Children, em Londres, e é professor titular de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Aqui, uma pequena introdução, também do site.

"Há crianças que parece não aprenderem a reconhecer os códigos que regem a comunicação humana, ficam alheias à presença dos outros, encerradas num universo próprio e inatingível para todos que as cercam, e apresentam padrões restritos e repetitivos de comportamento. Essa tríade de sintomas – dificuldade de interação social, de comunicação e repetição de comportamentos padronizados - caracteriza um transtorno do desenvolvimento conhecido como autismo.
O médico austríaco Leo Kanner usou essa palavra em 1943 para descrever uma série de sintomas que observava em alguns de seus pacientes. Com o passar dos anos, porém, ficou provado que essas crianças apresentavam apenas uma das manifestações de autismo. Na verdade, as dificuldades do autista variam em grau e intensidade e o comprometimento pode ser muito grave e estar associado à deficiência mental, ou tão leve que o portador do transtorno consegue levar uma vida próxima do normal.
Apesar de autismo não ter cura, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor. Crianças convenientemente tratadas podem desenvolver habilidades fundamentais para sua reabilitação. O problema é que muitas vezes os pais se recusam a admitir que o filho tem algumas características que requerem atenção especial e não procuram ajuda.
No Brasil, existe a AMA - Associação Amigos do Autista – (www.ama.org.br) que presta assistência a autistas."

http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/642/autismo-i
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/1360/autismo-ii

Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics