terça-feira, 17 de maio de 2011

Nossa caminhada

Continuando o relato da nossa história, em 17/04/2010 recebemos o resultado de autismo infantil. Em janeiro voltamos de Fortaleza e a neuropediatra disse que também suspeitava de autismo, mas não fecharia diagnóstico, já que ele era muito pequeno (menos de 2 anos). A psicóloga, especialista em autismo, não concordou com o diagnóstico de autismo infantil, pois Eduardo era muito novo e apresentava um atraso no desenvolvimento motor, o que, por si, já poderia ser a causa dos traços de autismo apresentados por ele.

Iniciamos o tratamento. Com 1 ano e 9 meses, Eduardo começou a andar. Hoje, com 2 anos e 1 mês, anda sem cair, sobe e desce da cama, do sofá, das cadeiras, ensaia correr, mas ainda é inseguro para mudar de posição, fazendo isso mais lentamente.

Eduardo ainda não brinca muito com os objetos e suas funcionalidades, tudo leva à boca.

Eduardo ainda não fala. Ensaia um mã e balbucia muito. Até 9 meses ele falava mama, papa e bobó (vovó). Controlo todos os dias minha ansiedade, porque quero muito ouvir meu bebê conversando. Vamos com calma e com força.

Ele demonstra o que quer, agora. Olha mais nos olhos. Segura minha mão e me leva para onde ele quer, nem que seja para fazer suas andanças.

Ele faz TO, psicoterapia e estimulação precoce. Vai começar fono.
Tenho certeza que com as terapias ele vai continuar evoluindo muito bem e, sem demora, contarei aqui sobre minha primeira conversa com meu amor, meu filho.

2 comentários:

Ana Paula disse...

Alessandra,

Eu mãe de um casal gêmeos estou passando exatamente o que vc está vivenciando.
Meu menino tem 2 anos e 7 meses, com suspeita de autismo. Esse final de semana fomos a SP, consultar com DR. José Salomão. Fui na esperança de sair de lá com um diagnóstico ou melhor ainda ouvir do médico" seu filho não tem nada"... Mas pelo fato do meu filho ser tão novinho o DR. Disse: seu filho é muito novo para ser fechado um diagnóstico. Saí de lá do mesmo jeito que entrei, sem saber se tem ou não autismo.

A psicóloga e fono do meu fico diz que ele não tem autismo. Disse que ele está com regressão infantil, por isso leva tudo à boca!
Metade de mim quer acreditar nelas a outra metade diz que tem autismo.
Dr. Salomão discorda da psicóloga e fono.
Vou seguir a orientação dele " pPSICÓLOGA COMPORTAMENTAL E FONO, profissionais que tem experiencia em autismo, procurar a Ama...

Minha cabeça Alessandra está a mil!!
bjssss

Juliane Aguiar disse...

Ei, Alê...
Hoje consegui parar pra ler a sua história... ainda bem que antes do diagnóstico você já conseguiu começar com os estímulos... eu precisei do diagnóstico pra começar o tratamento, simplesmente porque sem ele, meu filho não teria direito a nada!!!
Mas, vou lendo e acompanhando junto com você!
Boa sorte!!!!

Real Time Web Analytics